A vida dos agricultores Mauro Sérgio Viaes, 41 anos e Andréia Vicente dos Reis, 33 anos do lote 66, assentamento Primavera ll, foi transformada pela iniciativa de patrocínio da COATER na realização de uma corrida mensal, nas mais diversas cidades do Estado de SP.
O patrocínio da COATER engloba total suporte à esses talentos, desde a roupa e tênis adequados às corridas, assim como a alimentação, transpote e inscrições. Curioso é que o casal de maratonistas por categorias, treina diariamente entre os 1.000 pés de urucum plantados no seu lote. Além disso, têm 400 pés de limão Taiti, 150 pés de acerola, pés de banana- maçã, framboesa e plantação de quiabo.
O próprio casal, adepto das corridas por categoria, investia nesse hobby há quase dois anos, com a renda gerada pela produção agrícola do seu lote, como o urucum, o quiabo, dentre outras culturas. A COATER a partir de abril de 2014 assumiu esse compromisso com os maratonistas. A segunda corrida mensal fazem como membros da equipe da Prefeitura de Mirandópolis, são os únicos assentados, têm transporte e inscrição garantidos pela Prefeitura.
A ação proposta pela COATER é a realização do 7º Princípio do Cooperativismo, que tem como diretriz o princípio da solidariedade, como a preocupação com a comunidade e estabelecimento de uma relação de responsabilidade que une indivíduos de uma mesma sociedade aos interesses comuns.
O presidente da COATER Hiroshi Kakinohana ressalta entusiasmado esse incentive da entidade - “o patrocínio dos maratonistas surge como uma grande oportunidade de mostrar à sociedade as nossa ações sociais e principalmente incentivas esses atletas que sem nosso apoio, teriam muitas dificuldades para participar das provas. Os resultados obtidos por ambos, são a demonstração de que existem bons atletas, mais sem nenhum tipo de apoio e neste caso estamos cumprindo nossa papel, dando nossa contribuição social” – comentou.
Mauro e Andréia realizaram em 19 de abril a prova de 10 quilômetros em Guararapes, vindo a obter o topo do podium (1º lugar em suas categorias). Mauro finalizou o circuito em 40:51:89, com a velocidade 29,38 km/hr e Andréia cumpriu a prova em 54:35:84 e sua velocidade foi 21,98 km/hr. Esta foi a primeira prova que os maratonistas disputaram uma corrida com o patrocínio da COATER.
FONTE - CRISTIANE ALEGRE - COMUNICAÇÃO SOCIAL COATER - PORTAL JORNAL O FOCO - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN
PRIMEIRO DEPOIMENTO PARA A COATER - 2014:
HISTÓRICO DE AÇÕES - MATÉRIAS RELACIONADAS:
14/06/2016 - 1ª Corrida de Rua e Caminhada do Governo de Andradina atraiu centenas de atletas
09/12/2015 - Maratonistas patrocinados pela COATER participam da Corrida do Fogo em Araçatuba