Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Projeto Vozes da Terra - Comunicação COATER

05/11/2015

                  A área de Comunicação da Coater idealizou esse projeto para estabelecer uma conexão ou linha direta entre a experiência do assentado e o que tem a dizer/compartilhar com a equipe da Coater, num primeiro momento. O foco da amostragem para as entrevistas realizadas pela Comunicação, desde agosto de 2013, são assentados que estejam fazendo a diferença no manejo de culturas, diversificando a produção, se organizando em associações para participar dos programas públicos e que entendam a importância de ocupar o espaço para produzir e gerar renda para permanecer produtivo na terra, ampliando seus conhecimentos na troca de saberes entre si e aperfeiçoando os sistemas produtivos e organização em parceria com o suporte/ orientação e estímulo constante da Assistência Técnica desenvolvida pela Coater.Quem faz a triagem dos lotes é o Coordenador e dupla de técnicos responsável pelo assentamento.

                          Quem acompanha, são os técnicos. A Coater também se preocupa com a qualidade dos serviços prestados. Nas entrevistas gravadas, uma das perguntas refere-se ao grau de satisfação quanto à assistência técnica. Os assentados têm um espaço aberto para o diálogo e exposição de suas dificuldades, críticas, sugestões ou mesmo relatando seu posicionamento favorável às mudanças desde que a Coater atua na Região à serviço do Incra. ( A imagem da Coater segundo a visão dos assentados).

                         As entrevistas são transformadas em textos com imagens. Essas entrevistas são entregues depois para os assentados pelos técnicos responsáveis. O conteúdo é compartilhado em reuniões com os Coordenadores/Gerentes são relatados os pontos que necessitam de mudança ou ação imediata. Acontece uma reflexão através das vozes desses assentados. Quase sempre gerando uma avaliação de competências e promovendo melhoria na qualidade da assistência técnica.Essas entrevistas estão no site, para ecoar suas vozes em depoimentos para um público maior e também para eles se reconhecerem como protagonistas na medida que se veem tendo um espaço para exporem seu ponto de vista, as suas percepções através de sua história singular como assentado.

                      O Projeto Vozes da Terra também tem o objetivo de filmar as reuniões de comercialização, associações se organizando para a entrega de produtos para o PAA, Pnae e PPAIS, feiras livres com a participação de assentados, entre outras ações que englobem o coletivo, É nosso intento compartilhar esses conteúdos através de diversos canais de divulgação. As artesãs no momento estão sendo convidadas para participarem com sua arte na decoração do espaço do Núcleo de Andradina. Suas peças estarão expostas nas áreas do núcleo Andradina e teremos um catálogo com os nomes, Pas, lotes e materiais usados pelas artesãs. Uma forma de estimular a arte nos assentamentos e atrair novos clientes/admiradores através do catálogo. Uma parceria benéfica.

FONTE: Cristiane Alegre - Comunicação Social - COATER