Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




COATER participará do Caderno de Boas Práticas de ATER

21/11/2015

    

PA São Joaquim - Castilho - Campeão da 1ª COPA da Reforma Agrária de Andraidna e Região 

     Com objetivo de identificar, sistematizar e compartilhar referências inovadoras, com contribuição comprovada na ação de ATER e na implementação de políticas públicas voltadas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da SAF/MDA lançou processo seletivo para seleção de boas práticas de ATER. As experiências selecionadas irão compor o Caderno “Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária” e terão apoio do MDA para divulgação, compartilhamento e aplicação na Ater. As boas práticas de ATER são baseadas em experiências de sucesso dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, agentes e instituições de ATER, organizadas em cinco categorias: Ater e Desenvolvimento Sustentável; Nova Ater; Ater e Políticas Públicas; Ater para Públicos Específicos; e Agricultor Experimentador.

     A COATER inscreveu quatro propostas: Projeto Abraço Verde, livro Os Sabores da Terra, Projeto da batata doce e a Copa da Reforma Agrária, sendo a única prestadora de assistência técnica a serviço do INCRA nos assentamentos no estado de SP, a fazer parte da edição do Caderno de Boas Práticas de Ater - edição 2015..

     A prática da Copa da Reforma Agrária de Andradina e região executada pela COATER foi contemplada para fazer parte do Caderno de Boas Ações de Ater no eixo Ater para Públicos Específicos – Jovens e estará representada nas figuras do Gerente Geral, Luis Carlos Tezoto e Arnaldo Lourenço de Souza, do assentamento Celso Furtado e  um dos organizadores  da Copa, durante o Seminário Nacional a ser realizado em Brasília, de 1 a 3 de dezembro de 2015. Durante a plenária, a COATER terá 15 minutos para apresentar sua proposta vencedora para um público de 300 pessoas.

    “A realização da primeira COPA de futebol teve como mecanismo a integração, socialização e fomento às práticas culturais e esportivas envolvendo dezesseis assentamentos, vinte times e nove municípios.  O evento representou um marco histórico nas práticas de Ater e a COATER já iniciou os preparativos para a realização da 2ª Copa em 2016. A seleção para o Caderno das Boas Práticas de Ater colocou a COATER no radar nacional. A iniciativa da Copa mostrou que no campo há a possibilidade de exercer atividades que integrem a família, o jovem e o trabalho, firmando esse jovem no campo. Fazer parte da relação de boas práticas de Ater, Evidencia o propósito da COATER em transformar vidas através das ações de Ater executadas pela sua equipe multidisciplinar.” –   enfatiza o Gerente Geral, Luis Carlos Tezoto

   “É importante considerar os assentamentos sobre a ótica de uma comunidade em formação que tem sua base pautada na família, aliada a política pública do estado. Nesse sentido, os jovens filhos dos assentados figuram como protagonistas no processo de continuidade da reforma agrária em meio a um cenário que favorece o isolamento e consequentemente a migração juvenil. A demanda de práticas culturais e esportivas nos assentamentos é algo inquestionável, sendo o ponto de partida para enfrentamento do processo migratório, sendo esta uma situação ascendente em nossa região.” –   explica Aparecido Donizete.

  Foram realizadas reuniões em trinta (30) assentamentos com o objetivo de fomentar as organizações de jovens. O evento de abertura aconteceu dia 7 de setembro de 2014 na Faculdades Stella Maris FISMA-Andradina -SP, e os demais jogos aconteceram na área comunitária do assentamento Celso Furtado, em Castilho, até a final no dia 06 de dezembro de 2014. A atividade foi construída com as lideranças dos times de futebol, a Associação Cultural Celso Furtado, parceiros da COATER e com todos os representantes dos times.

FONTE: JORNAL O FOCO - EDIÇÃO 24/11/2015 - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN