Durante o Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater, realizado em Brasília, de 1 a 3 de dezembro de 2105, no auditório do Templo da Boa Vontade, a COATER foi representada pelo Gerente Geral do NO Andradina, Luis Carlos Tezoto e pelo beneficiário e um dos responsáveis pela organização da Copa, Arnaldo Lourenço do PA Celso Furtado, além da assessora de comunicação, Cristiane Alegre. A experiência de Boas Práticas de Ater na Categoria Públicos Específicos – JOVENS selecionada foi a Primeira Copa de Futebol dos assentamentos da Reforma Agrária de Andradina e região, realizada em 2014 e que envolveu a participação de 20 times e 9 municípios. A prática selecionada foi criada e executada pela COATER e apresentada para um público de aproximadamente 300 pessoas.
O evento apresentou as 57 experiências de sucesso de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, agentes e instituições prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) selecionadas para compor a edição 2015 do Caderno “Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária”.
De acordo com o diretor do Dater, Marenilson da Silva, “essa ação tem como principal objetivo dar visibilidade à construção da Ater na perspectiva da implementação da Política Nacional de Ater (PNATER) e criar referências de Ater para a agricultura familiar nas regiões e biomas do País”.
“ É uma vitória para a COATER ter a prática de Ater voltada para o público jovem selecionada para o Caderno de Boas Ações de Ater, sendo que fomos a única prestadora de assistência técnica do estado de SP a fazer parte do Caderno de Boas Práticas. Durante a apresentação, ficou evidente as várias áreas de atuação da COATER e sobretudo o nosso trabalho diferenciado de Ater executado nos 47 assentamentos e 18 municípios e que tem por missão, transformar vidas através de sua equipe multidisciplinar. A Copa de Futebol da Reforma Agrária, atingiu dimensões como a coletividade e a inserção do esporte como fator motivacional para os jovens assentados. A COATER ganhou visibilidade em âmbito nacional em apenas quatro anos de atuação a serviço do INCRA” – comentou Luis Carlos Tezoto, gerente geral do NO Andradina.
Ao todo, as Comissões estaduais enviaram 176 propostas para a Comissão Nacional. As selecionadas receberam o certificado de Boas Práticas, apoio do MDA para divulgação, compartilhamento e aplicação na Ater, e comporão o Caderno “Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária”, edição 2015.
FONTE: JORNAL O FOCO - EDIÇÃO DE 08/12/2015 - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN
GALERIA DE FOTOS