Na ultima quarta feira dia 09 de dezembro aconteceu a Conferencia Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Vale Paranapanema na Fundação Gamonn de Ensino, com o Tema Geral: “Ater, Agroecologia e alimentos saudáveis”, que contemplam três eixos temáticos: I. Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estrutural, Gestão, Finaciamento e Participação Social; II. ATER e Politicas Públicas para a Agricultura Familiar e III. Formação e Construtação de Conhecimentos na ATER.
As conferências de Ater visam debater a importância do papel da ATER para o fortalecimento e continuidade da agricultura familiar.
Para o presidente da Coater Hiroshi Kakinohana “o principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável e, ainda, a promoção de processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários da agricultura familiar, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais”.
Durante as conferências os participantes puderam analisar o contexto atual das políticas públicas de assistência técnica e extensão rural para os agricultores, além de criar propostas para enviar para a Conferência Estadual.
As propostas levantas nas conferências territoriais serão debatidas na Conferência Estadual, ainda sem data definida.
A Conferência Estadual se realizará com o propósito de consolidar uma Ater para a diversidade da agricultura familiar, que garanta a qualificação e ampliação dos serviços, o fortalecimento de estratégias para a organização da Rede Paranaense de ATER, tendo como horizonte, sempre, o desenvolvimento sustentável do Brasil Rural.
Na conferência tiveram a participação de membros representantes do poder público e da sociedade civil, Coater, representante do MDA ( Ministério do Desenvolvimento Agrário e Representante do Pontal do Paranapanema, Cooperativas e Associações ligadas a Agricultura familiar de Paraguaçu e o representante do Civap onde e elegeram delegados titulares para a Conferência Estadual onde apresentarão as definições para o fortalecimento da agricultura familiar da nossa Região.