Para determinar a necessidade de correção química do solo, é preciso antes saber o que é ph. Representado por um número que vai de zero a catorze, o conceito “potencial de hidrogênio” – o ph – é uma medida que indica se o solo é ácido, neutro ou alcalino. Normalmente os solos não tem ph menor que 4 ou maior que 8.
O número considerado ideal para a maioria das culturas fica entre 6,0 e 6,5. Quase todo o solo brasileiro é ácido, com ph inferior a 6,0. As exceções são algumas manchas de terra roxa, o território de Fernando de Noronha e certas regiões do semiárido nordestino.
Segundo o nosso Consultor de Agricultura de Precisão Agnus Franco, “sabendo de antemão que o solo é ácido, resta definir se é muito ou pouco ácido e o que fazer para corrigir a acidez. O melhor modo de saber o ph é por meio da elaboração de uma análise do solo.
E o que significa ter um solo ácido?
Significa que as reações químicas favoráveis às plantas não acontecem com tanta facilidade e os nutrientes não podem ser absorvidos pelas raízes como deveriam. Tudo se resume, na verdade, a uma relação de troca, como se o solo fosse uma grande coleção de ímãs. As argilas, em especial as argilas associadas ao húmus, são os pólos negativos: elas atraem para si todos os elementos químicos que estiverem “sobrando”, sem formar compostos. Se o solo é ácido, ele tem um excesso de hidrogênios positivos, que se grudam nos ímãs-argilas e não deixam lugar para os alimentos importantes, para os vegetais, como o nitrogênio, o potássio e o fósforo.
Acrescentar esses nutrientes ao solo ácido, mesmo que sejam toneladas do adubo mais solúvel, é uma tarefa quase inútil, pois eles vão acabar se perdendo, levados pela água até os lençóis subterrâneos ou formando compostos que as raízes não conseguem absorver. Por isso, antes de adubar o solo ácido, é necessário acrescentar calcário, ou seja, fazer a calagem, para diminuir a acidez do solo.
As marcas do solo ácido
Há algumas pistas para saber se um solo é ácido:
Se não houver poças à vista, elas podem ser fabricadas. Coloque um pouco de terra num vidro com água e observe se a água turva ou não, depois que a terra assentar