O Vale do Paranapanema compõe uma região do Estado de São Paulo que abrange uma área superior a 2 milhões de hectares, que é normalmente dividida em Alto, Médio e Baixo Paranapanema, nomes dados em função do percurso do rio de mesmo nome que separa os Estados de São e Paraná.
Esta região apresenta uma grande variação de paisagens geográficas, de platôs, com mais de 800 metros de altitude até planaltos baixos de 300 metros de altitude em relação ao mar. Com tal variação de paisagem há ocorrência de diversos tipos de ambientes, que proporcionam muitas condições particulares para o desenvolvimento das atividades agroflorestais. Por esta razão, encontramos ao longo do Vale, lavouras anuais como a soja, o milho, o trigo, a aveia, o feijão e o amendoim, entre outras. Lavouras perenes como o café e a citricultura, além de outras frutíferas arbóreas em menor escala. A cana-de-açúcar, com suas agroindústrias. As florestas plantadas de eucalipto e pinus. As pastagens, em sua maior parte estabelecidas ao final do ciclo do café, por volta dos anos 60/70 do século passado, geralmente em intenso processo de degradação.
Esta grande variação de ambientes, culturas, tipos de exploração (com mais ou menos tecnologia agronômica) compõe um quadro bastante diversificado de situações. Como desenvolver uma agricultura sustentável nestas condições? É imperioso a adoção de práticas agrícolas reconhecidas, que preservem o ambiente, mas também proporcionem máxima produtividade e economicidade na produção, seja animal ou vegetal.
A utilização de corretivos do solo e de fertilizantes de modo a não contaminar o ambiente, mas que proporcione a nutrição satisfatória das culturas, para que estas possam expressar seu potencial genético de produção, é de grande interesse não só do agricultor, mas da sociedade como um todo.
A técnica da agricultura de precisão (AP), com aplicação a taxa variada de insumos, permite a alocação dos corretivos e fertilizantes na quantidade necessária para cada porção de terra, evitando a contaminação do solo e da água pelo uso excessivo destes insumos, mas, ao mesmo tempo, fornecendo a quantidade necessária para atender a demanda das plantas, para que estas atinjam seu potencial produtivo.
A Coater, através de seu Departamento de Agricultura de Precisão (AgroCoater), faz o levantamento da condição de fertilidade do solo e recomenda a utilização dos corretivos e fertilizantes dentro dos princípios da agricultura sustentável, com aplicação a taxa variada destes insumos, trazendo aos agricultores e a sociedade regional os benefícios desta técnica.
Assim, toda a extensão do Vale do Paranapanema, com toda sua diversidade de solos, culturas e pessoas é o palco de atuação da AgroCoater. É para esta região que nossos olhos estão voltados. É no Vale, e com o Vale, que trabalhamos, em busca do desenvolvimento da sua agricultura e de seu povo.
“AgroCoater – A Força da Terra”
Por: Eng. Agr. Emilio R. Hermann