PARCERIA COATER E APTA - 11/12/15
Pesquisador Humberto Sampaio de Araújo - (APTA UPD – Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Andradina), com a presença de Beneficiários dos assentamentos da região e membros da equipe da COATER.
COATER através do Setor de Organizações, organizado pela equipe técnica: Liz Fernanda Sperandio, Débora Daiane, Walter Vagaes, Anderson Teruo e pela coordenadora do setor, Gilvânia Meira, em parceria com a Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios – APTA –
Objetivo principal: o cultivo, a produção e a comercialização da cultura, bem como o aumento de produtividade e qualidade de hortaliças produzida pelos produtores da região de abrangência do pólo, o que favorecerá o incremento de renda dessa população e consequentemente melhores condições de desenvolvimento.
A realização do presente dia de campo deu-se principalmente pelo fato de que a melancia se destaca, dentre as hortaliças, por apresentar fácil manejo e menor custo de produção quando comparada a outras hortaliças, constituindo-se em importante cultura para o Brasil pela demanda intensiva de mão-de-obra rural. Do ponto de vista social, gera renda e empregos, e ajuda a manter o homem no campo, além de ter um bom retorno econômico para o produtor.
Período da manhã( teoria - formas de manejo, doenças, espécies, época de produção de acordo com a região, dentre outros) e no período da tarde, visita à plantação da cultura em uma área onde foi feita a reforma de um canavial, e que ocorre experiências de plantação de diferentes tipos de melancia.
Foi possível observar constante diálogo entre os produtores e palestrante, onde as duvidas dos assentados, referentes à cultura da melancia, foram sanadas.
GALERIA DE FOTOS: