A análise de solo tem como objetivo principal quantificar em Laboratório algumas características químicas e físicas, o que permite a recomendações de insumos mais eficientes e a avaliação do período de plantio de culturas anuais.
Entre as vantagens das análises de solo podemos destacar o baixo custo, a rapidez e a possibilidade de enviar amostras ao laboratório o ano todo.
Análise química do solo e recomendação de insumos
Esta análise objetiva indicar os níveis de nutrientes no solo, permitindo a interpretação, pelo Consultor e, a Recomendação de Insumos para aumentar a eficiência técnica e econômica de determinada cultura. A realização da análise em períodos regulares, possibilita monitorar e avaliar as mudanças de nutrientes no solo além do impacto da atividade agropecuária e eficiência das calagens e/ou adubações realizadas em cada gleba.
A recomendação de insumos pode sugerir um programa de correção e manutenção da fertilidade do solo, levando em conta duas questões básicas: as necessidades de nutrientes da cultura e cultivar, visando a um produto de melhor qualidade ou preços dos insumos visando ao aumento de lucratividade.
Época de realização da coleta do solo
• A coleta deve ser realizada após o término da colheita da última cultura plantada na área.
• O resultado da análise e a recomendação de adubação e calagem deverão estar nas mãos do produtor antes do período recomendado para plantio da cultura.
• Para cultivos que possam requerer calagem, recomenda-se coletar a amostra 120 dias antes do plantio.
Coleta do solo
A coleta do solo é importante, pois, a quantidade de solo que chega ao laboratório é uma pequena fração da área amostrada. Sendo assim, essa fração precisa representar o todo da melhor forma.
O sucesso de uma safra só é possível com dedicação e cuidado. Por isso, não se esqueça: Antes de tudo, analise e prepare o terreno.
Para isso, conte com a Equipe de Agricultura de Precisão da Coater pelo telefone 018 3361 6530.