Paraguaçu Paulista recebe a Cia Clownbaret nesta segunda feira, 6 de Novembro, às 15h, com apresentações grátis, na praça da Matriz
A companhia, um cabaré (des) organizado por palhaços que apresentam números da palhaçaria tradicional, apresenta o espetáculo “Máquina de Brasilidades”, dirigida por Gabriela Winter.
Inspirada nas máquinas caça-niquel, a “Máquina de Brasilidades” é acionada por alguém da plateia, que puxa uma alavanca. Assim, um tema é sorteado e a trupe, formada por sete palhaços encena a trama em esquetes com muita comédia e improviso.
O repertório contém cerca de 20 temas da cultura brasileira, como frevo, boi-bumbá, guaraná, peteca, literatura de cordel, quadrilha, ciranda, entre outros. As esquetes duram alguns minutos e algumas podem ter a participação do público.
Direção: Gabriela Winter
Elenco: Luciana Arcuri (Palhaça Maria Eugênia); Guilherme Ippolito (Palhaço Paspatur); Cristiano Carvalho (Palhaço Bartolomeu) e Gabriela Winter (Palhaça Jurubeba).
Músicos: Renata Maciel/Palhaça Trankera (acordeon), Weslei Soares/Palhaço Batatinha (cordas) e Cristiano Bacelar/Palhaço Galo da Madrugada (percussão)
Cenografia: TK Ceno (Dilson Tavares e Soraya Kolle)
Figurinos: Emilia Reily
Design gráfico: Ana Maria Alzueta Sigaud
Clownbaret
O cabaré (des) organizado por palhaços, nasceu em 2009. O objetivo era o de reunir palhaços com trabalhos desenvolvidos nas mais diferentes linhas e compreender o que estava sendo feito na cidade de São Paulo. Trouxe então uma variedade de números que transitavam pela dança, música, mágica, mímica, esquetes clássicas e outras inovadoras, sempre dentro do universo clownesco, promovendo assim o intercâmbio entre os artistas e estabelecendo-se como referência para palhaços que queriam mostrar seus trabalhos.
Logo um elenco fixo se formou e desenvolveu vários números para serem apresentados no Clownbarets, que aconteciam mensalmente. Até hoje continua sendo um projeto independente e tem um grande repertório de shows. A companhia participa de festivais, eventos, temporadas em teatros e também promove cursos e treinamentos palhacísticos.
A peça é iniciativa do Mosaico na Estrada, programa cultural do Sescoop/SP em parceria com as cooperativas: Coater, Coopermota, Sicoob Credimota, Unimed Assis.
Espetáculos circenses Máquinas de Brasilidades
Dia 6 de Novembro, segunda feira as 15h
Local: Praça da Matriz