A COATER ELABORA PROJETOS TÉCNICOS PARA O MAIS ALIMENTOS COM SUCESSO
Criado em 2008 pelo MDA, o Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia investimentos em infraestrutura produtiva para a agricultura familiar, como a aquisição de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas. O programa fornece financiamento de maquinários agrícolas com juros e prazos especiais, abaixo do mercado. O investimento na modernização das propriedades possibilita maior inclusão tecnológica no meio rural para a produção.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias - “O Mais Alimentos é um programa que têm dado ótimos resultados, que influencia positivamente na vida das famílias e contribui para o desenvolvimento do País. Queremos fortalecer o programa e ampliar a participação no mercado externo. “
Nos assentamentos da região de Andradina, vem se firmando como principal instrumento de incentivo à produção, possibilitando aos beneficiários investimentos na modernização da pecuária leiteira, como a aquisição de matrizes leiteiras, ordenha mecânica e tanque resfriador de leite, consequentemente fortalecendo a cadeia produtiva do leite como principal fonte de renda das famílias assentadas. Outro benefício a ser mencionado é a possibilidade dos beneficiários adquirirem veículos utilitários para escoar toda a sua produção principalmente através dos programas públicos para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos - modalidade Doação simultânea), PNAE, PPAIS, além das feiras livres.
Os créditos de investimento destinados a promover o aumento da produção e da produtividade e a redução dos custos de produção, visando a elevação da renda da família produtora rural devem ser concedidos mediante apresentação de projeto técnico para a instituição financeira, no caso, o Banco do Brasil.
Um dos beneficiários contemplados recentemente com um trator agrícola 4x4 foi José Alves da Cunha do PA São Sebastião - lote 15, que tem em mente continuar com o projeto da cultura da batata doce introduzido nos assentamentos através do setor de organizações da COATER e precisava de um utilitário para comercializar o produto em outras cidades, além de investir na diversificação no seu lote. Já o beneficiário: José Milton Alves – lote 82 do Assentamento Dois Irmãos – Murutinga do Sul, adquiriu um utilitário com a mesma finalidade. Outro exemplo recente foi a família Berton do PA Regência que recebeu da Agência de Panorama a liberação de aproximadamente 200 mil reais para investimento na pecuária leiteira na aquisição de matrizes leiteiras.
“Finalizamos o primeiro semestre de 2015 com um balanço positivo, levando-se em consideração o momento econômico que se reflete nos recursos controlados, no entanto, foram liberados aproximadamente 2 milhões em financiamentos com perspectivas de aumentar esse valor no segundo semestre. “ – analisa o técnico Diego do Carmo responsável pela elaboração dos projetos no contrato COATER a serviço do INCRA.
A parceria com o Banco do Brasil tem sido de fundamental importância, em especial, a agência 0273-9 de Andradina, nas figuras do gerente geral Aldo Arnaldo Schott e Antônio Volpato Filho, gerente de atendimento e responsável pela carteira agrícola ao pequeno produtor. Essa agência detém a maior concentração dos projetos técnicos, totalizando hoje 19 assentamentos. Esse interesse crescente se deve à divulgação dos técnicos dos assentamentos, bem como a prestação desse serviço de elaboração técnica gratuita pela COATER, caso contrário, o beneficiário teria que contratar um agrônomo particular.
Diego Cunha esclarece com bom humor: “O assentado brinca: você que é o homem do dinheiro? Respondo que sou apenas uma peça da engrenagem O que determina de fato se o beneficiário vai acessar o Mais Alimento é primeiramente o enquadramento previsto no manual de crédito rural MCE 10, em seguida, para acessar o Mais Alimentos o interessado deve ter acessado o Pronaf A e pago no mínimo 2 parcelas e pego no mínimo 1 custeio e liquidado o mesmo. Outro ponto fundamental é o histórico da pessoa que vai influenciar diretamente no limite de crédito ao cliente.”
.
Beneficiário: Edvaldo de Oliveira Maia do PA Santo Antônio assinando contrato de crédito rural
Foto: dentro do Banco do Brasil de panorama família Berton do PA Regência e o beneficiário Edvaldo de Oliveira Maia do PA Santo Antônio
Beneficiário: José Milton Alves – lote 82
Assentamento Dois Irmãos – Murutinga do Sul
FONTE: JORNAL O FOCO - edição de 21/07/2015 - Jornalista José Carlos Bossolan