Dia 14 de agosto, sexta, o técnico Bruno Coelho organizou um grupo com 11 beneficiários do Projeto de Assentamento Estrela da Ilha do município de Ilha Solteira para visitarem a UNESP no intuito de conhecerem os projetos de fontes de energia renováveis que podem ser utilizados nas áreas rurais. A UNESP abriu o campus para visitação, essa iniciativa se intitula: “Venha nos Conhecer”, envolvendo todas as áreas e voltada para o público em geral.
O técnico do assentamento, Bruno Coelho, acompanhou os beneficiários na visita dirigida ao campus da Engenharia Elétrica pelo Professor Doutor Dionízio Paschoareli Júnior, Professor da UNESP de Ilha Solteira e pela aluna e monitora, Mariana Falcão. Durante a explanação ressaltou-se a importância do melhor uso e aproveitamento da energia renovável, buscando a sustentabilidade social e ambiental.
Os beneficiários puderam conferir as placas solares (fotovoltaicas) que podem ser utilizadas nas residências. A Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte de energia renovável obtida pela conversão de energia luminosa em energia eléctrica, por intermédio de células fotovoltaicas. A instalação do equipamento ainda é cara, mas traz resultados para quem faz o investimento. Essas pessoas ainda podem vender o excedente do que é gerado para as concessionárias de energia elétrica em troca, elas recebem créditos na conta de luz.
Visitaram a Usina Ecoelétrica, que é uma “casa” autossustentável pela energia solar, fornecendo energia para os computadores, ar condicionado, lâmpadas e demais aparelhos e ainda a sobra de energia é redirecionada para o prédio central da UNESP. Foi apresentado também para o grupo, um aquecedor de água feito de materiais simples, como garrafa pet, caixas de leite e canos de PVC, sendo possível aquecer a água do banho, economizando a energia do chuveiro.
“O uso de energia solar oferece inúmeros benefícios ambientais, especificamente em termos de sua capacidade de renovação e a redução das emissões de gases de efeito estufa e também benefícios econômicos para aqueles que optam por instalá-los.”- enfatiza o Engenheiro Ambiental da COATER, Bruno Coelho.
Finalizando a visita, os beneficiários conheceram os laboratórios e o ônibus elétrico, que por funcionar por meio de uma bateria, a emissão de poluentes é zero. Todos os presentes ficaram muito satisfeitos e gratos com essa experiência única.
Bruno Coelho - Engenheiro Ambiental COATER - Matéria a ser publicada Jornal O FOCO - Edição de 01/09/2015 - Jornalista José Carlos Bossolan