A pecuária leiteira ainda aparece como a principal atividade econômica nos projetos de assentamento da reforma agrária, cerca de 80% dos beneficiários obtém sua renda mensal através da venda do leite que entregam nos tanques, podendo agregar valor através da produção de requeijão e queijos e no final do ano com a venda de bezerros. Só que ao contrário do que muitos pensam para ter sucesso e tornar a atividade autossustentável é necessário que o produtor tenha afinidade com essa atividade e tome como regra alguns princípios fundamentais, destacando-se a nutrição, genética do rebanho, sanidade animal e gestão produtiva.
“A COATER ( Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural) a serviço do INCRA, desenvolve trabalhos técnicos/cursos com o objetivo de promover o desenvolvimento autossustentável das atividades econômicas nos assentamentos. A assistência técnica qualificada prestada, envolve atividades de caráter individual, coletivas e complementares para as famílias assentadas. Abrangendo o maior número de pessoas possíveis para efetivar a divulgação de conhecimentos técnicos e práticas fundamentais inseridos em seis eixos: Planejamento Produtivo, Sociocultural, Ambiental, Comunicação e Orientação e Gestão do Contrato.
O curso aborda a Sanidade como sendo um conjunto de medidas adotadas na propriedade pelo produtor, que permite a preservação e a manutenção do bom estado sanitário do rebanho, sendo essas medidas: controles de Endos e Ectos Parasitas, vacinações, higienização de equipamentos e ambiente.
“Dentro do curso sobre o tema sanidade animal, são abordadas algumas das principais enfermidades, grande parte zoonoses de bovinos e também de equinos, como por exemplo: brucelose, tuberculose, febre aftosa, leptospirose, enfermidades clostridios “carbúnculo, botulismo, tétano, enterotoxemia“ , Carbúnculo hemático, anemia infecciosa equina, mormo, influenza equina. São divulgadas informações imprescindíveis ao desenvolvimento autossustentável da pecuária leiteira (nutrição, genética, sanidade, conforto e bem estar animal). O curso foi ministrado em vários assentamentos : Eldorado dos Carajás, Olga Benário, Frei Pedro, Pousada Alegre, Moinho, Santa Luzia e já agendado para o Dois Irmãos, Florestan Fernandes.”- explica o veterinário da COATER Marcelo Pires de Oliveira.
FONTE: JORNAL O FOCO - EDIÇÃO DE 09/09/2015 - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN