Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




COATER RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA COMERCIALIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR

29/09/2015

       A COATER (Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural), através do Setor de Comercialização representado pelo Coordenador Alessandro Bonfim e do Setor de Organizações representado pelos Engenheiros Agrônomos Renan Guedes e Anderson Teruo juntamente com Diego Cunha responsável pela elaboração dos projetos do Mais Alimentos, visitaram o Centro de Distribuição de Frutas e Legumes da Empresa Benassi São Paulo Imp. Exp. Ltda, unidade localizada no município de Jales-SP.   No mercado desde o início dos anos 50, hoje a empresa abastece 70 lojas do grupo Pão de Açúcar em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.  O intuito é de abrir canais de comercialização para a produção hortifruti dos beneficiários dos assentamentos de Andradina e Região. Na oportunidade, foram abordadas algumas questões   quanto ao padrão, classificação e qualidade do produto, a assiduidade nas entregas, a logística de transporte e o planejamento de plantio para a formalização de melhores parcerias e consequentemente um maior volume e variedade de produtos comercializados. Os beneficiários   Elza Pereira de Souza Fazan e Jair, lote 13 do assentamento Rio Paraná, entregaram brócolis e abobrinha paulistinha no Mercado Nova Estrela de Andradina através dessa nova parceria comercial.

       Um das maiores dificuldades para o assentado, encontra-se na hora de comercializar a produção, pois há várias possibilidades de destinar esse produto no seguimento depois da porteira, podendo ser processado, beneficiado ou sendo oferecido in natura. Este último é mais comumente empregado nos supermercados e feiras. No mercado atual, o produtor tem que se preparar na hora de comercializar para ter o retorno de seu trabalho. A partir desse princípio, evidencia-se a necessidade de focar em uma boa comercialização na agricultura familiar, buscando meios de otimizar a relação comercial entre o produtor o e comprador. A formalização comercial acordada trará mais segurança às partes, além de uma partilha mais justa das perdas e lucros do produto, otimizando a produção e valorizando o trabalho do agricultor familiar.

  O agricultor familiar assentado, tem que superar muitos desafios no processo de produção, como o clima, dar a devida importância às orientações prestadas pela assistência técnica, planejar  cada etapa produtiva, otimizar os recursos financeiros e buscar, caso considere essa possibilidade, a sua inserção em associações dentro dos assentamentos que viabilizem sua participação formal nos programas públicos, como o PAA ( Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PPAIS , com entrega dos produtos para hospitais e presídios. No ano de 2015, o setor de Organizações da COATER elaborou 42 projetos, na modalidade CDC (compra com doação simultânea) distribuídos nos 12 municípios da Região. A criação do PAA por instrumento legal representou um marco na política agrícola brasileira, elevando significativamente o padrão de vida do agricultor e de sua família e promovendo o desenvolvimento sustentável no meio rural, sendo de até 8 mil anual para a compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea.

  “O Setor de comercialização da COATER vem ao encontro da ideologia de transformar vidas no campo, através de um trabalho de conscientização dos atuais desafios do mercado e buscando canais alternativos de comercialização para os agricultores comprometidos com um planejamento de produção eficiente, que muitas vezes, sofrem devido à informalidade na comercialização. O primeiro passo é oferecer uma assistência técnica qualificada, capacitando o produtor e qualificando o seu produto e por último, impulsionando novos canais de comercialização da produção excedente.” - enfatiza o Coordenador de Comercialização, Alessandro Bonfim.

FONTE: JORNAL O FOCO EDIÇÃO 29/09/2015 - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN E DA AGRICUTURA FAMILIAR  

GALERIA DE FOTOS