O Serviço Social, a Comunicação Social e a Equipe Técnica da COATER (Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural) a serviço do INCRA em parceria com a RAPAC (Rede Andradinense de Apoio ao Paciente com Câncer) mobilizam ações de conscientização do câncer de mama através de palestras nos assentamentos, lançando a Campanha “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”. A Rapac é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 23 de abril de 2013, criada da profunda necessidade de atendimento e custeio das diferentes atividades direcionadas a pacientes com câncer e de seus familiares que encontram-se em vulnerabilidade psicossocial e residem na cidade de Andradina.A sede da Rapac está instalada em uma sala anexa à Santa Casa de Andradina com entrada pela rua Mato Grosso, nº 730, quase esquina com avenida Guanabara.
A agenda das palestras a serem realizadas pelas voluntárias da RAPAC: Milza Fernandes de Souza e Maria Pierina M. Bortoletti, profissionais da área da saúde,acompanhadas da psicóloga Débora Rigo, seguirá pelos seguintes assentamentos durante o mês de outubro: dia 2-projeto de assentamento Primavera II (município de Mirandópolis);dia 6-PA Esperança de Luz (Castilho); dia 9-PA Dois Irmãos(Murutinga do Sul); dia 20-PA Rosely Nunes(Itapura);dia 23-PA São Lucas(Mirandópolis);dia27-PA Pousada Alegre(Nova Independência) e dia 28- PA Nova Canaã (Dracena), em parceria com a AVAPAC. Serão sorteadas duas camisetas da campanha 2015 em cada palestra acima citada com o slogan: “Juntos, a favor da vida contra o Câncer. Unidos, podemos mais!”
“O movimento “Outubro Rosa” é uma ação mundial que foi criada nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama. O Laço Rosa simboliza o movimento que, a cada ano luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades”- elucida Milza Fernandes de Souza, presidente da RAPAC.
Durante o período da manhã, através de uma pareceria com os profissionais de saúde do município e agentes de saúde da comunidade, serão realizados exames como a aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicemia no sangue e orientação para agendamento de mamografia e preventivo, dentre outras atividades. Já na parte da tarde, acontecerão as palestras com as voluntárias da RAPAC, promovendo espaços de discussão sobre o câncer de mama, como quais são os principais sinais e sintomas, os fatores de risco e de proteção e como fazer o autoexame da mama, além de divulgar e disponibilizar seus materiais informativos.
FONTE: CRISTIANE ALEGRE - COMUNICAÇÃO SOCIAL COATER - JORNAL DA AGRICULTURA FAMILIAR - EDIÇÃO DE OUTUBRO/2015
GALERIA DE FOTOS: